Apresentação

Esse espaço foi pensado para ser uma extensão das aulas presenciais e um fórum de debate permanente para você se expressar livremente. Fique à vontade para contribuir na construção do conhecimento da história ou de outras nuvens!

sábado, 15 de junho de 2013

FÓRUM- REVOLTA DE BECKMAN- 4º PERÍODO



 CAROS ALUNOS,

LEIA O TEXTO DO LINK ABAIXO E PARTICIPEM DO FÓRUM:

QUESTÃO: "A REVOLTA DE BECKMAN É UM SÍMBOLO DA LUTA PELA 'LIBERDADE DO POVO DO MARANHÃO'". VOCÊ CONCORDA COM ESTA FRASE? JUSTIFIQUE!

sobre as fontes da revolta de beckman

3 comentários:

  1. Concordo

    Partindo da ideia que essa revolta se deu pelos sentimentos dos nativos de ir contra uma determinada imposição que claramente favoreciam Portugal e prejudicava os interesses dos brasileiros, a questão colocada interesses Metrópole e Colônia se toma isto como uns fatos motivadores para acontecer as revoltam desapontamentos geram os questionamentos dentre o questionamentos geram as lutas mesmo, que processo de governo durou apenas um ano já serviu como um símbolo e uma referencia para os que buscam os seus ideais agentes da historia passam ser eternizados e com isso transcende de um ser de carne e osso para um ser histórico que se torna símbolos de uma luta.
    ADRIANO CARVALHO

    ResponderExcluir
  2. Não concordo, pois o que seria o “povo do Maranhão”? Já que os revoltosos eram proprietários de terras oriundos da coroa portuguesa e comerciantes que lutavam por melhorias no comercio e mais investimentos de Portugal no Maranhão. De forma que segundo o texto os investimentos estavam sendo feito no Pará, os escravos estavam mais caros. Então de que forma engloba o povo Maranhense no contexto da revolta de Beckham?

    ResponderExcluir