ENVIO ALGUMAS QUESTÕES QUE PODEM "AJUDAR" A ENTENDER O TEXTO DA PRÓXIMA AULA.
OBS: AH, ESSA ATIVIDADE É UMA AVALIAÇÃO E SERÁ ENTREGUE EM SALA DE AULA! NA PRÓXIMA AULA: 17/01/2013, OK??
UM ABRAÇO.
O
ATUAL E INATUAL EM LEOPOLD VON RANKE
Autor: Sérgio Buarque de
Holanda (S. B. H.)
Questões:
01) Procure
informações sobre o autor desse texto; qual o contexto de sua escrita?
02) S. B. Holanda analisa a contribuição de Ranke
para a historiografia moderna. Diante disso: como a questão da cientificidade
da história é tratada por Ranke?
03) Seguindo a análise de S.B.H, como interpretar
a fórmula rankiana de que a função do historiador é mostrar o sucedido “tal
como efetivamente sucedeu”, ou seja, que sentido Ranke teria dado a essas
palavras, no conjunto de seu pensamento sobre a cientificidade da história?
04) Como, segundo S. B. H., Ranke trata os fatos
particulares da história?
05) Como Ranke procurou relacionar a Filosofia e a
História, o singular e o total?
06) Como
os temas do “sentido” da história e da continuidade-descontinuidade, debatidos atualmente
pelos historiadores, são abordados por Ranke, cujo primado é de que “cada época
é imediata a Deus?”