Apresentação

Esse espaço foi pensado para ser uma extensão das aulas presenciais e um fórum de debate permanente para você se expressar livremente. Fique à vontade para contribuir na construção do conhecimento da história ou de outras nuvens!

sábado, 17 de novembro de 2012

TEXTO 01- DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À HISTÓRIA

Texto COMPLEMENTAR para a TURMA DO 1º PERÍODO - PARA A PRÓXIMA AULA 20/11!!

LINK ABAIXO::
História para quê

PS: faça comentários livremente!

14 comentários:

  1. Acredito que em, praticamente, todas as culturas, ouvir histórias ou estórias sempre foi uma atividade prazerosa.

    Aprender, descobrir e perder-se no mundo dos pensamentos enquanto lendas, mitos ou eventos pretéritos são narrados ou lidos, é um deleite por si só.

    Extinguir o fogo, soprar a vela ou apagar a luz quando chega a hora de dormir, tem um sabor diferente para os privilegiados que têm a oportunidade (como eu tive) de ouvir uma história antes de fechar os olhos.

    ResponderExcluir
  2. Há algo na história que toca as pessoas mesmo aquelas que dizem não gostar, acredito que dizem isso por não conhecer-lá. Mas qual criança, que hoje já adulto nunca ouviu uma história ou estória e com ela pode viajar sem sair do lugar e descobrir algo novo para sua vida.Então não podemos nos perguntar para que serve a história? Não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Aprendendo a gostar de ler... pois nunca tive essa pratica, texto bastante interessante...

    ResponderExcluir
  4. a historia nos facina e nos faz entender que o mundo vai muito alem do que os nossos olhos podem ver. A historia serve para nos ensinar, nos fazer imaginar e de certa forma nos fazer amar aquilo que não vivemos mas sabemos que faz parte de nós.

    ANDREZA GOMES RODRIGUES
    CIÊNCIAS HUMANAS 1°PERIODO

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Ola Professor, Sou sua aluna do 1° Periodo, o comentario acima removido foi o meu resumo do texto sugerido. Meu amigo estava logado e eu so percebi depois de enviar, segue abaixo o meu comentario, anonimo mas assinado abaixo.
      Regina C. Ribeiro

      Excluir
  6. “Com a História entende-se o passado, compreende-se o presente e faz-se projeções para o futuro” – Prof. Dr. Sebastião Pimentel Franco (Ufes).
    Essa foi a melhor definição para a pergunta do titulo do texto.
    Para que serve a Historia?
    Com o conhecimento do que ja se passou, a Humanidade atual tem informações suficientes para estudar a filosofias dos antigos pensadores, suas experiencias
    de formações de civilizações, formas de governo e cultura, servem hoje para dar referencia as futuras civilizações, a Historia alem de servir de parametro para a evolução Humana serve tambem de veiculo para perpetuar a propria estoria da Humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina C. Ribeiro - C. Humanas 1° Periodo.

      Excluir
  7. Mesmo qualquer pessoa que diga que nao gosta de historia, ou nao entende o porque da historia, acaba sendo parte dela, em muitas estacoes da sua propria vida, porque mesmo sem saber o homem so por viver ja faz historia, e a conta nos seus dias, e aprende com ela, e outros tambem aprendem com as historias de outros

    ResponderExcluir
  8. A historia de um modo geral significa conhecer o passado, e isso é um aspecto fundamental da natureza humana, uma grande viagem ao conhecimento que nos diverte e mata nossa curiosidade, e através desse conhecimento entendemos como ocorreram todos os desenvolvimentos socioculturais,nos baseamos nos erros e acontecimentos de épocas anteriores, e aprendemos com isso a compreender o desenvolvimento da sociedade e seus valores. Claudia Muniz 1º período C.Humanas

    ResponderExcluir
  9. Somos diariamente construtores e telespectadores da nossa própria História..Somos reflexos de diversos acontecimentos vividos nos mais diferentes lugares..o que nos motiva a uma busca incessante por um "ideal", este,que por sua vez, só foi possível através da História..Então, para quê, História?!
    Luanna Lima, 1ºPer. Ciências Humanas.

    ResponderExcluir
  10. Além do fato de estudar história para ter conhecimento do passado, não entendia que poderia ser mais complexo. Após a leitura do texto observo que vai muito mais além, pois também está voltado para a realidade. Da maneira que compreendermos e disseminarmos, poderemos dar um entendimento diferente para aqueles que não sabem a verdadeira importância da história no nosso cotidiano.
    Mas isso é compreensivo , pois quando não se tem o conhecimento, não terá a coompreensão da razão por que da existência destes fatos para o crescimento pessoal intelectual do ser,com isso costumamos levantar este tipo de questionamento.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A historia nos permite recorrer a outras epocas, trazer a tona os fatos e indicios que deverão enriquecer a sabedoria dos povos, e a sabedoria é o maior objetivo (a meu ver).

    jOÃO PAULO ALVIM, CH.1° periodo

    ResponderExcluir