Apresentação

Esse espaço foi pensado para ser uma extensão das aulas presenciais e um fórum de debate permanente para você se expressar livremente. Fique à vontade para contribuir na construção do conhecimento da história ou de outras nuvens!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

1ª ATIVIDADE EM GRUPO: História e Natureza


Pesquise em grupo e exponha:
MESOPOTÂMIA:
Grupo 01: Descreva como ocorreu o surgimento da escrita.
Grupo 02: O que o Código de Hamurábi revela sobre as sociedades mesopotâmicas?
EGITO:
Grupo 03: Como se estabelece o poder do Faraó?
Grupo 04: Qual a importância dos escribas para a centralização do estado egípcio?

Obs: Cada grupo deve postar sua resposta até: 11/10/2012, às 23:55. 

4 comentários:

  1. Grupo 3:
    O poder do faraó vai se estabelecer depois de todo um processo que começa a partir do momento que o trabalho coletivo chega ao fim, uma vez que cada família passou a ser proprietária das terras que cultivava.As comunidades primitivas se desagregaram na medida em que a agricultura se desenvolveu . A perda das propriedades por muitas famílias fez com que aumentasse o número de camponeses dominados pelos senhores poderosos. Surgiram, assim, pequenas unidades politicamente independentes, denominadas nomos, cada uma delas governada por um nomarca. Os nomos não demoraram a entrar em choque e os menores foram anexados pelos maiores. O represamento das águas obrigou muitas famílias a abandonar suas terras e ir trabalhar em nomos vizinhos. As lutas levaram à constituição de dois remos, um ao sul e outro ao norte, conhecidos como Alto e Baixo Egito. Por volta de 3200 a.C., um rei do sul, Menés, venceu o norte e unificou o Egito, colocando em sua cabeça as coroas branca e vermelha. A capital do reino passou a ser Tínis e Menés tomou-se o primeiro faraó.

    Discentes: Adelina Luana, Bruna e Maria Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Os escribas eram provenientes de familias ricas do egito, que investiam caro na sua educação. Apois serem “nomeados” eram responsaveis pela ligação entre o Farao e o povo, ficando responsaveis por levar e por se fazer cumprir as ordens do monarca. Cabia ao escribas tambem a função de registrar os acontecimentos do Imperio Egipicio, desenvolvia tambem a função de arquivista,copista contador e secretario.

    Joyciane Da Silva Lopes
    Mª Madalena da C. De Carvalho
    Tamires Silva Sabino
    Wyldina Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Grupo 2:
    O código de Hammurabi consiste em um dos mais antigos esquemas de Leis da humanidade. Hammurabi estruturou os costumes de sua civilização em um código escrito em um monumento monolítico, estabelecendo as responsabilidades de cada um na sociedade nos setores administrativos,civil e penal.
    exemplos do código:
    Pena de morte para roubo de templo ou propriedade estatal, ou por aceitação de bens roubados. (Seção 6)
    Morte por ajudar um escravo a fugir ou abrigar um escravo foragido. (Seção 15, 16)
    Distinção de classes em julgamento: Severas penas para pessoas que prejudicam outras de classe superior. Penas médias por prejuízo a membros de classe inferior. (Seção 196–;205).
    Como podemos observar o código é elaborado nos princípios da lei de Talião "Olho por olho,dente por dente" porem menos radical principalmente com as classes mais altas. Hammurabi em seu esquema divide bem a sociedade em Awilum: Homens livres, proprietários de terras, que não dependiam do palácio e do templo; Muskênum: Camada intermediária, funcionários públicos, que tinham certas regalias no uso de terras e Wardum: Escravos, que podiam ser comprados e vendidos até que conseguissem comprar sua liberdade.

    Discentes: Francildo Gomes, Juan Parrião e Nildete Barros.

    ResponderExcluir